Glaucoma: o que é, como diagnosticar, e quais os tratamentos existentes?

O glaucoma é uma doença ocular causada pela alteração da pressão intraocular, causando lesões nos nervos e podendo levar à perda de visão irreversível

Você certamente já ouviu falar de glaucoma e que pode causar perda de visão. Existem tipos diferentes de glaucoma, chamados ângulo aberto e ângulo fechado, e glaucoma de pressão, sendo o mais comum ocorrência o de ângulo aberto. O glaucoma se trata de uma neuropatia óptica.

A seriedade do glaucoma deve-se ao fato de que alterações fisiológicas no olho causam danos ao nervo óptico, por isso a doença é caracterizada por causar cegueira irreversível, uma vez que não é possível recuperar um nervo atingido. A maior comum causa do glaucoma é quando a pressão interna do olho altera, de forma que o humor aquoso, líquido que constitui o globo ocular, não consegue escoar e fica acumulado, causando aumento da pressão.

Alguns sintomas do glaucoma são: dores de cabeça e nos olhos, “halos” ou contornos ao redor dos objetos, diminuição do campo de visão, sensibilidade à luz. O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo, por isso é importante a realização de exames e visita ao oftalmologista com frequência para garantir a saúde dos olhos.

O diagnóstico do glaucoma é feito pelo exame de fundo de olho, que verifica áreas como a retina central e periférica, vasos sanguíneos, artérias, disco óptico e também a mácula, sendo esta responsável pela visão central do olho. É importante que seja feito como exame de rotina, principalmente em pessoas que possuem histórico de diabetes, glaucoma na família e hipertensão.

O Oftalmocenter conta com todos os exames necessários para diagnóstico de glaucoma, e o acompanhamento feito pelos nossos oftalmologistas garante que você será bem assistido no controle do glaucoma. Marque sua consulta conosco!

Este site segue as determinações do Manual de Publicidade Médica e do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 1974/11). Se você observou algum item que não esteja de acordo com o Manual ou o Código de Ética, por favor, entre em contato para informar o problema.

Hospital Oftalmocenter. Todos os direitos reservados.

Agende pelo WhatsApp

Olá, em que podemos ajudar?